Linhas de atuação do Projeto

 

O Projeto papagaio-verdadeiro possui duas linhas de atuação: 1) pesquisa científica: com ações que visam identificar a situação da espécie na natureza, tais como características dos ninhos, áreas de reprodução, crescimento dos filhotes, acompanhamento de filhotes após deixarem os ninhos, monitoramento dos filhotes de papagaios soltos e contagem em dormitórios para estimar a população.

Taiana Pantanal nov 2006 070OLYMPUS DIGITAL CAMERA

2) educação ambiental: com ações de divulgação do projeto junto aos moradores e turistas das áreas onde o projeto é desenvolvido, objetivando estimular a reflexão, discussão e reavaliação de posturas frente à questão ambiental, a fim de fomentar ações compatíveis com a conservação da espécie e seu ambiente.
O projeto papagaio-verdadeiro concentra a maior parte de suas ações de pesquisa e sensibilização no bioma Pantanal, em Mato Grosso do Sul.

TEATRO 328 reprodução_educ_amb_caiman

O que já foi realizado no projeto papagaio-verdadeiro?
Mesmo com toda essa “popularidade” do papagaio-verdadeiro, até 1997 pouco se conhecia sobre a espécie. Muitas informações sobre a biologia e ecologia do papagaio-verdadeiro foram geradas pelo Projeto Papagaio-verdadeiro. Essas informações foram disponibilizadas de diferentes formas, tais como: revistas científicas ou não, capítulos de livro e diferentes meios de comunicação. Sabemos qual a maior freqüência de número de ovos postos, o número de filhotes nascidos e número de indivíduos que voam dos ninhos. Além disso, acompanhamos a taxa de sobrevivência dos papagaios apreendidos e soltos na natureza, monitorados com o uso de radiotelemetria. Atualmente os estudos estão focados no ambiente onde vivem identificando quais são os requisitos necessários para alimentação, reprodução e dormitório coletivo.