Biologia reprodutiva do papagaio-verdadeiro
O estudo sobre a biologia reprodutiva foi realizado de 1997 a 2013, entre os meses de agosto e dezembro, no Pantanal de Miranda e Nhecolandia. O objetivo foi caracterizar os ninhos e ambientes de nidificação do papagaio-verdadeiro, bem como estimar o tamanho e sobrevivência das ninhadas.
Crescimento de filhotes de papagaio-verdadeiro, em vida livre e cativeiro
O estudo sobre o crescimento de filhotes foi realizado durante o período de 1997 a 1999, no Pantanal de Miranda e no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), vinculado a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. O objetivo foi analisar os parâmetros de crescimento de ninhegos de uma população de vida livre e uma de cativeiro.
Monitoramento de papagaios-verdadeiros destinados a programa de repovoamento
O estudo de monitoramento dos filhotes destinados a programas de repovoamento foi realizado no período de 1998 a 1999. O objetivo foi verificar a taxa de sobrevivência e o padrão de deslocamento dos filhotes, bem como analisar os custos financeiros associados.
Acompanhamento dos filhotes de papagaios-verdadeiros, destinados aos programas de repovoamentos
O acompanhamento da reprodução dos papagaios destinados a repovoamentos foi realizado durante o período de 2003 a 2006 no Pantanal de Miranda (San Francisco Agroecoturismo e Refúgio da Ilha Ecologia). O objetivo foi conhecer o sucesso reprodutivo de papagaios-verdadeiro após soltura e verificar o comportamento dos filhotes.
Abundância relativa de papagaio-verdadeiro no Corredor Cerrado Pantanal
A abundancia relativa de papagaios-verdadeiros foi estudada nos meses de fevereiro a outubro de 2004, em três sítios de amostragem ao longo do Corredor Cerrado-Pantanal, eixo médio e inferior, no sentido leste-oeste. O objetivo foi verificar a abundância e uso pela espécie de diferentes habitats, incluindo os biomas Pantanal e Cerrado.
Dormitórios coletivos de papagaios-verdadeiros
O estudo sobre os dormitórios coletivos foi realizado no período de junho de 2005 a maio de 2010, em três deles no Pantanal de Miranda. O objetivo foi descrever as características e variações de abundância do papagaio-verdadeiro em dormitórios coletivos, estabelecidos em um mosaico de ambientes no Pantanal Sul-mato-grossense.
Ações de pesquisa em parceria
Desde 1999 o projeto papagaio-verdadeiro desenvolve ações de pesquisa em parceria com outros pesquisadores e instituições, visando ampliar o conhecimento sobre a espécie. Dentre essas parcerias, podemos destacar a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Católica de Brasília/DF, Universidade Estadual de São Paulo de Jaboticabal/SP, Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS, Instituto Pau Brasil.