Pesquisa científica

 

Biologia reprodutiva do papagaio-verdadeiro

O estudo sobre a biologia reprodutiva foi realizado de 1997 a 2013, entre os meses de agosto e dezembro, no Pantanal de Miranda e Nhecolandia. O objetivo foi caracterizar os ninhos e ambientes de nidificação do papagaio-verdadeiro, bem como estimar o tamanho e sobrevivência das ninhadas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Crescimento de filhotes de papagaio-verdadeiro, em vida livre e cativeiro

O estudo sobre o crescimento de filhotes foi realizado durante o período de 1997 a 1999, no Pantanal de Miranda e no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), vinculado a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. O objetivo foi analisar os parâmetros de crescimento de ninhegos de uma população de vida livre e uma de cativeiro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Monitoramento de papagaios-verdadeiros destinados a programa de repovoamento

O estudo de monitoramento dos filhotes destinados a programas de repovoamento foi realizado no período de 1998 a 1999. O objetivo foi verificar a taxa de sobrevivência e o padrão de deslocamento dos filhotes, bem como analisar os custos financeiros associados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Acompanhamento dos filhotes de papagaios-verdadeiros, destinados aos programas de repovoamentos

O acompanhamento da reprodução dos papagaios destinados a repovoamentos foi realizado durante o período de 2003 a 2006 no Pantanal de Miranda (San Francisco Agroecoturismo e Refúgio da Ilha Ecologia). O objetivo foi conhecer o sucesso reprodutivo de papagaios-verdadeiro após soltura e verificar o comportamento dos filhotes.

07 reintrodução17 reintrodução

Abundância relativa de papagaio-verdadeiro no Corredor Cerrado Pantanal

A abundancia relativa de papagaios-verdadeiros foi estudada nos meses de fevereiro a outubro de 2004, em três sítios de amostragem ao longo do Corredor Cerrado-Pantanal, eixo médio e inferior, no sentido leste-oeste. O objetivo foi verificar a abundância e uso pela espécie de diferentes habitats, incluindo os biomas Pantanal e Cerrado.

Lucia holding a nestling

 

Dormitórios coletivos de papagaios-verdadeiros

O estudo sobre os dormitórios coletivos foi realizado no período de junho de 2005 a maio de 2010, em três deles no Pantanal de Miranda. O objetivo foi descrever as características e variações de abundância do papagaio-verdadeiro em dormitórios coletivos, estabelecidos em um mosaico de ambientes no Pantanal Sul-mato-grossense.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ações de pesquisa em parceria
Desde 1999 o projeto papagaio-verdadeiro desenvolve ações de pesquisa em parceria com outros pesquisadores e instituições, visando ampliar o conhecimento sobre a espécie. Dentre essas parcerias, podemos destacar a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Católica de Brasília/DF, Universidade Estadual de São Paulo de Jaboticabal/SP, Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS, Instituto Pau Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s