Como no mês passado os papagaios verdadeiros voaram devido ao fim da temporada reprodutiva, neste mês de janeiro, a equipe do Projeto Papagaio focou no monitoramento da reprodução de outras duas espécies de psitacídeos: o príncipe negro (Aratinga nenday) e a Aratinga-de-testa-azul (Thectocercus acuticaudatus).
Muitos dos ninhos e filhotes dessas espécies são difíceis de acessar, pois a entrada das cavidades onde se encontram é bem pequena.
Amostras de penas foram coletadas para que se possa analisar o DNA e fazer a sexagem desses filhotes.
Além disso, também foram desenvolvidas atividades de rotina do Projeto, como procura de novos ninhos e monitoramento das atividades diárias de várias espécies de psitacídeos.
Durante o trabalho, tivemos uma surpresa: encontramos uma cobra morta em um ninho de príncipe negro! Uma de nossas hipóteses é que a cobra tentou se alimentar dos filhotes e os pais, muito valentes, a mataram!!!
Outra grande surpresa foi o avistamento de uma bela onça pintada durante nosso monitoramento matinal! Foi incrível! O pantanal continua lindo, cheio e com suas belezas e surpresas inigualáveis!